Como se planejar e aproveitar melhor o tempo

Uma das grandes questões da vida atual é a constante percepção de falta de tempo. Principalmente em grandes cidades onde o trânsito é muito intenso e o deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para os estudos é muito longo.

Com a pandemia do Coronavírus e a com a quarentena que a seguiu, muitas pessoas se viram em casa, sem o deslocamento para o trabalho e acreditaram que teriam mais tempo para se dedicar aos projetos e estudos delas.

Mas isso não foi a realidade para muitas dessas pessoas. Apesar de ter mais tempo disponível, ele não foi suficiente. Nenhuma quantidade de tempo será suficiente até que você tenha um planejamento de como aproveitar melhor esse tempo.

Você acha que falta tempo na sua vida? Segundo filósofos modernos, não podemos apenas culpar as novas tecnologias pela nossa suposta falta de tempo. O que existe é a chamada “fome de tempo” e ela sempre existiu.

Saiba, porém, que com organização e planejamento é possível ter algumas horinhas extras na semana e no mês, sem deixar de cumprir com as suas obrigações no trabalho, na faculdade e familiares. Confira:

Alguns minutos investidos em um planejamento para a semana já podem ajudar você a economizar horas mais pra frente. Tente e pratique: anote tudo o que você precisa fazer e em qual horário fará essas atividades. Tenha um compromisso com você mesmo;

Aposte em listas e calendários, eletrônicos ou não. Anote tudo o que deve ser feito no trabalho e nos estudos, os prazos e a data para trabalhar neles. Não deixe as tarefas para a última hora!

Não sabote os seus planos, deixe de procrastinar e foque nos seus resultados: quanto tempo você passa nas redes sociais? É interessante limitar esse acesso;

Evite distrações como o celular ou a TV: se possível, mantenha o celular longe e fique num local onde não tem TV, ou com a TV desligada, quando você estiver trabalhando nas suas tarefas. Use o celular e assista à TV no momento certo como uma recompensa;

Reserve também algum tempo para você mesmo, não exija tanto de você: o descanso é fundamental e investir nas suas atividades preferidas, sem culpa, também.

Invista em EAD e economize tempo no deslocamento: com o avanço da tecnologia você pode estudar sem sair de casa, e o melhor: ter um diploma com a mesma validade de um curso presencial. Faça sua rotina de estudos e a siga com dedicação.

Com uma boa organização temporal, investir no seu futuro fica muito mais fácil: o Instituto Cultus oferece mais de 1.000 cursos de pós-graduação a distância em diversas áreas, acesse e saiba mais!

 

agencia