Entenda porque

Você já deixou os estudos para a última hora? Já se arrependeu disso em algum momento? Se esqueceu totalmente da prova e estudou tudo correndo? Você não está sozinho: apesar de ser uma prática comum entre muitos estudantes, ela não é recomendada – nem muito útil.

O fim do semestre traz mais responsabilidades e por isso é importante que haja um planejamento eficaz neste momento para que nenhum prazo seja perdido e para que o estudante consiga se organizar.

Deixar tudo para a última hora pode trazer sentimentos de preocupação e ansiedade que atrapalham o aprendizado e comprometem o resultado dos estudos. Confira algumas dicas e se organize melhor:

Tenha um calendário que seja fácil de visualizar: você pode usar uma versão tradicional, de papel; o calendário de uma agenda ou de um celular. O importante é anotar todas as suas obrigações e ficar atento aos prazos.

Planeje-se com antecedência e cumpra o seu plano de estudos com folga, assim você consegue tirar alguma dúvida caso elas apareçam. É importante também contar com imprevistos, como a falta de internet, de eletricidade entre outras situações que podem acontecer e que não podem ser previstas.

Estude antes do prazo para evitar imprevistos: estude com margem de segurança para não precisar correr um dia antes das provas. Lembre-se: é mais difícil aprender quando se está cansado ou preocupado.

Se a sua prova é na sexta-feira, por exemplo, comece a estudar na segunda-feira. Ao longo da semana, tente rever o conteúdo. Lembre-se, descansar, relaxar e dormir é muito importante para o aprendizado.

Mantenha as suas atividades em dia. Essa atitude é importante para que você não confunda o que é importante com o que é urgente. Se você estiver com o importante em dia, com o tempo o que é urgente deixará de ser tão frequente.

Anote, visualize, mande mensagens para você mesmo: faça o possível para que o seu aprendizado seja eficiente, duradouro e sem estresse. Aprender sem sustos e sem pressão é muito mais fácil, basta dedicação e comprometimento com os seus resultados.

Lembre-se que é importante não se comparar com ninguém e seguir o seu próprio ritmo, mas o importante mesmo é começar a colocar em prática o que você sabe que funciona para você e parar de fazer o que você sabe que não funciona.

Conte para a gente: você tem alguma dica de estudos no final do semestre que sempre funciona? Sua orientação pode ajudar outros estudantes, compartilhe! Siga em frente e bons estudos.

agencia