Confira as orientações

O período de avaliações está chegando e com ele vem chegando também o desespero? Calma! Com uma boa organização, revisões frequentes e uma rotina de estudos que funciona para você, é possível passar por esse período com tranquilidade.

As provas, atividades e dissertações para entregar são comuns em qualquer sistema de ensino, isso não muda. Por isso, é importante que o estudante – de qualquer nível de aprendizado, desenvolva e siga um plano de estudos que funcione para ele.

Se quiser se dar bem, o estudante precisa se organizar e estudar com dedicação. Separamos algumas dicas que podem ajudar você, confira:

📝 Faça seu próprio resumo

Independente da disciplina, use seu material didático para estudar e faça anotações com suas próprias palavras. Se tiver dúvidas, anote e depois converse com seu professor durante as aulas. ⠀

Ler as informações com as suas próprias palavras e interpretações ajuda você a entender a matéria e a não esquecê-la durante as atividades e provas. Experimente, tenha um caderno ou uma caderneta apenas para anotar os tópicos com as suas palavras.

⏰ Descubra qual é a sua hora mais produtiva

Cada um tem seu ritmo, por isso escolha um lugar tranquilo e a melhor hora para criar a sua rotina de estudos. Você pode gostar mais de estudar de manhã, à tarde ou de noite. O importante é se sentir bem e confortável.

Faça testes para descobrir qual é o seu ritmo e tente não se comparar com os outros. Cada pessoa é única e tem o seu próprio ritmo, é importante respeitar e conhecer os seus limites e particularidades individuais.

⏳ Respeite seu tempo e faça pausas

Se você já estudou durante várias horas, lembre-se de que as pausas são fundamentais. Faça um cronograma de conteúdos diários e também do horário para cada disciplina, pare algumas vezes e descanse ao final dos estudos.

É muito difícil que você consiga, de fato, aprender algo quando está cansado ou com sono. O ideal é descansar, respeitar o seu sono e se organizar para estudar quando estiver bem disposto e acordado.

🚫 Não estude só na véspera

Não deixe para estudar todo o conteúdo visto durante semanas, apenas um dia antes da prova. O ideal é se programar e estudar um pouco por dia.

Estudando um pouco por dia o estudante consegue identificar qual assunto ele domina mais e qual merece um pouco mais de atenção. Assim, ele consegue se antecipar e estudar com mais eficiência para enfrentar as provas.

Como é a sua rotina de estudos? Conte para a gente!

agencia